Nintendo

Nintendo Entertainment System


História

Nintendo Entertainment System, ou simplesmente NES (em Portugal era conhecido apenas por Nintendo), é uma consola lançado pela Nintendo na América do Norte, Europa, Ásia, Austrália e Brasil. Originalmente lançado no Japão em 1983 com o nome de Nintendo Family Computer, ou apenas Famicom, o sistema foi redesenhado e recebeu o novo nome para ser lançado no mercado americano em 1985. A NES/Famicom foi a consola de maior sucesso comercial na sua época, ajudou a indústria das consolas e jogos a recuperar-se da crise de 1983 e estabeleceu novos padrões que seriam seguidos pela indústria.
Com o continuo sucesso dos  jogos de arcada lançados no começo dos anos 80 a Nintendo planeava em lançar a sua própria consola. A idéia inicial era um sistema com um processador de 16 bits e drive para disquetes, como essas especificações estavam fora da realidade da época o projeto foi redesenhado e em 15 de Julho de 1983 a empresa lançou no Japão o Nintendo Family Computer. A Famicom, como ficou conhecida, era uma consola com um processador de 8 bits e funcionava com cartuchos. O design da Famicom foi feita para que ela se parecesse com um brinquedo. Era claro, com duas cores (vermelho e branco) e apresentava controles totalmente diferentes dos padrões da época. A consola possuia uma porta de expansão e muitos componentes seriam lançados para ligar-se a essa porta. Durante o seu primeiro ano a Famicom foi criticado por alguns erros de programação o que obrigou a Nintendo a fazer um recall de todas as consolas vendidas e parar temporariamente a sua produção. Mais tarde, já com o problema resolvido, a Nintendo voltou a comercializar a Famicom tornando-se a consola mais vendida no Japão no final de 1984.
Encorajada com o sucesso da Famicom no Japão a Nintendo demonstrava grande interesse em lançar o sistema no mercado ocidental. A empresa tentou negociar com a Atari o lançamento da sua consola no mercado norte-americano, sob o nome de "Nintendo Enhanced Video System", mas a Atari não demonstrou interesse, já que estava a trabalhar na sua própria consola de 8-bit. A Nintendo resolveu então lançar o sistema sozinha e em Junho de 1985 apresentou na feira Consumer Electronics Show a Nintendo Entertainment System. O sistema foi totalmente redesenhado, apresentava uma aparência muito mais séria e moderna, e ao contrário do que era feito anteriormente e a Nintendo apresentava a consola como um centro de entretenimento para enfatizar o poder do sistema.
A NES foi lançado oficialmente nos EUA no dia 18 de Outubro de 1985 apenas em Nova York, para teste de aceitação do público. Foram disponibilizadas inicialmente 50.000 unidades que se esgotaram rapidamente, o que levou a Nintendo a lançar a consola no resto do país em Fevereiro do ano seguinte. Mais tarde a consola foi lançada oficialmente na Europa, Austrália e Brasil. O sistema, apesar da concorrência com a Sega Master System, manteve-se na liderança dos mercados japonês e americano durante uma década.
Nos anos 90 devido á renovação tecnológica o sistema foi substituído por consolas mais modernas. A Nintendo norte-americana continuou a dar suporte a consola até 1995 quando foi encerrada a sua produção. No oriente, a Nintendo japonesa produziu uma nova versão do Famicom (chamada de Famicom AV) e manteve seu suporte de assistência técnica até Outubro de 2003, quando oficialmente descontinuou o sistema por não haver mais peças de reposição. Isso deu ao sistema um tempo oficial de vida de 20 anos, a maior entre todas as consolas lançadas até hoje.










Dados Técnicos
  • CPU: Processador de 8-bit desenvolvido pela Ricoh baseado na arquitetura MOS 6502, com hardware de som alterado e um controlador de DMA restrito.
    • Diferenças regionais
      • A versão NTSC, chamada de RP2A03, funciona com a frequência de 1.79 MHz; esta CPU também foi utilizada nos hardwares do PlayChoice-10 e Nintendo Vs..
      • A versão PAL, chamada de RP2A07, funciona com a frequência de 1.66 MHz.
    • RAM principal: 2 KiB + memória RAM expandida (se presente no cartucho).
    • ROM: Até 48 KiB para a ROM, RAM expandida e I/O do cartucho; a técnica de bank switching pode expandir consideravelmente este limite. 
    • Áudio: Cinco canais sonoros.
      • 2 canais de onda quadrada com ciclos de trabalho variáveis (25%, 50%, 75%, 87.5%), controle de volume de 16 níveis, suporte a pitch-bend via hardware e frequências que variam de 54Hz a 28 kHz.
      • 1 canal de onda triangular de volume fixo, com frequências variando de 27Hz a 56 kHz.
      • 1 canal de ruído-branco com controlo de volume de 16 níveis e suporte a dois modos (ajustando-se as entradas de um LFSR - Linear Feedback Shift Register) em 16 frequências pré-programadas.
      • 1 canal de modulação de código delta pulse (DPCM) de 6-bit, utilizando codificação delta de 1-bit com 16 taxas de amostragem pré-programadas, variando de 4.2 kHz a 33.5 kHz; também capaz de reproduzir som PCM padrão utilizando valores individuais de 7-bit em intervalos temporizados.
  • Unidade de processamento de imagem (GPU): Processador de vídeo alterado da Ricoh
    • Diferenças regionais
      • A versão NTSC, chamada de RP2C02, funciona com a frequência de 5.37 MHz e possui saída de vídeo composto.
      • A versão PAL, chamada de RP2C07, funciona com a frequência de 5.32 MHz e possui saída de vídeo composto.
      • A versão encontrada no PlayChoice-10, chamada de RP2C03, funciona com a frequência de 5.37 MHz e possui saída RGB (em freqüências NTSC).
      • As versões encontradas na Nintendo Vs. Series, chamadas de RP2C04 e RP2C05, funcionam com a frequência de 5.37 MHz e possuem saída RGB (em frequências NTSC) utilizando conjuntos de cor irregulares, a fim de prevenir a troca fácil das ROMs dos jogos.
    • Conjuntos de Cores: 48 cores, 5 cinzentoss no conjunto básica; o vermelho, verde e azul podem ser escurecidos individualmente em regiões específicas do ecrã, utilizando-se código cuidadosamente temporizado.
    • Cores no ecrâ: 25 cores em uma varredura (cor de fundo + 4 conjuntos de 3 cores de tiles + 4 conjuntos de cores de 3 sprites), não incluindo o de-emphasis cromático.
    • Sprites suportados pelo hardware
      • Máximo de sprites no ecrã: 64 (sem recarregar os sprites do meio do ecrã).
      • Tamnho dos sprites: 8×8 ou 8×16 pixels (selecionados de maneira global para todos os sprites).
      • Número máximo de sprites num varrimento: 8, utlizando um sinalizador para indicar quando sprites adicionais são ignorados (para permitir ao software rotacionar as prioridades dos sprites, causando flicker).
    • Memória interna da GPU: 256 bytes de memória de RAM para as posições/atributos dos sprites ("OAM") e 28 bytes de memória (para permitir a seleção das cores de fundo e dos sprites) em barramentos separados dentro da GPU.
    • Memória externa da GPU (Memória de vídeo): 2 KiB de memória RAM na placa do NES para mapeamento e atributos de tiles + 8 KiB de memória ROM ou RAM no cartucho para padrões de tile (com o bankswitching, teoricamente qualquer quantidade poderia ser usada, mas com aumento nos custos de produção).
    • Resolução: 256×240 pixels, embora a maioria dos jogos NTSC utilizasse apenas 256×224 já que as 8 linhas de varrimento do topo e da base não eram visíveis na maioria das televisões (devido ao overscan); para se obter a largura de banda adicional para a memória de vídeo, a imagem podia ser desactivada antes que o raster atingisse a parte inferior.
    • Saída de vídeo
      • NES: saída RCA composto e saída por modulador RF.
      • Famicom e NES 2: apenas saída por modulador RF.
      • AV Famicom: apenas saída de vídeo composto, através de conector proprietário da Nintendo, inicialmente introduzido pelo Super Famicom/SNES.
      • Nintendo Vs. Series: saída de vídeo RGB invertida.
      • PlayChoice 10: saída de vídeo RGB invertida.

Aqui fica uma lista com alguns dos jogos desta consola:

  • Super Mario Bros                  
  • Final Fantasy
  • Contra
  • Castlevania
  • Megaman

Curiosidades
Devido a grande popularidade da NES ou Famicom houve no mundo todo uma grande quantidade de cópias da NES ou aparelhos compatíveis com o mesmo. Normalmente a aparente vantagem desses aparelhos é ser mais barato que o NES original.


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