Super Nintendo

Super Nintendo



História


Sendo o sucessor da Nintendo Entertainment System (NES), conhecido no Japão como Famicom (Family Computer), foi batizado com o mesmo nome acrescido de Super (Super NES e Super Famicom (Super Family Computer)).
Super Nintendo Entertainment System (também conhecido como Super Nintendo, SNES e no Japão como Super Famicom), é uma consola lançado pela Nintendo em 1990 no Japão, 1991 nos EUA e 1992 na Europa. A consola utiliza uma CPU 65C816 de 16 Bits com uma freqüência de 3,58, 2,68, ou 1,79 MHz, e foi desenvolvida pela Nintendo para concorrer com a Mega Drive, da sua principal concorrente até então, a SEGA. Apesar de possuir um chip de vídeo mais avançado que o do Mega Drive, ela tinha um processador muito mais lento, o que ocasionava constantes slowdowns (Slowdown ou lentidão é um termo comum utilizado em computadores e consolas para dar nome à lentidão em jogos causadas pelo processamento lento da placa gráfica ou do processador central) em vários jogos.
O sucesso de sua venda foi superior a 50 milhões de unidades por todo o mundo. Alguns também a consideram a melhor consola da história, pela quantidade e qualidade dos jogos desenvolvidos para ela. A SNES foi oficialmente descontinuada em 1999, depois de render bilhões de dólares a Nintendo e fazer o mercado doméstico de consolas e jogos ainda mais atrativo.
Os dois jogos no lançamento foram Super Mario World e F-Zero. O primeiro, estrelado pelo mascote Mario, costumava acompanhar a consola nas vendas e contabilizou 20 milhões de cópias. O segundo contabilizou 2,85 milhões e deu início a mais uma série da Nintendo.
A Nintendo garantiu seu sucesso especialmente por manter velhos parceiros, como Capcom, Konami, Tecmo, Square, Koei, Midway e Enix, que mantinham a exclusividade da Nintendo de séries como Mega Man, Final Fantasy e Dragon Quest. 
A SNES, após anos de sucesso, fora seguido pela Nintendo 64 no fim de 1996 pela Nintendo. A N64 não obteve o mesmo sucesso da consola anterior, sendo ultrapassada pela PlayStation.

Dados Técnicos

CPU

  • Western Design Center – CMD/GTE 65C816 alterado(CISC)
  • Frequência de Clock – 1.79, 2.68 ou 3.58 MHz

GPU

  • Memória de video (Video RAM): 1 Megabit (128 Kb)
  • Resolução: 512 x 448 pixels; 256 x 224 pixels
  • Numero de cores: 32 768 cores
  • Numero máximo de cores na imagem: 256 cores
  • Tamanho máximo de sprites: 128 x 128 pixels
  • Número máximo de sprites: 128 sprites

Áudio

  • Sony – SPC700
  • 8 Bit para controlar a DSP – clock 1024 MHz
  • Memória de som (Audio RAM): 0,5 Megabit (64 Kb)
  • PCM (Pulse Code Modulator):16 Bit
  • Som estéreo digital

Jogos

  • Cartucho – Com capacidade de 4 Mb

Outros

  • Memória (RAM) Cache para o processador principal: 1 Mb (128 KB)
  • Resposta do controle: 16 msAdaptador: entrada – 120 VAC, 60Hz, 17 Watts
  • Adaptador: saída – 10 VDC, 850ma (NTSC), 9 VAC (PAL)


Aqui fica uma lista com alguns dos jogos desta consola:

  • Super Mario World
  • Super Mario World 2: Yoshi's Island
  • Street Fighter Alpha 2
  • Mortal Kombat II 
  • Mega Man X3


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